Fotos

Fotos
Imagens

sábado, 27 de agosto de 2011


GOTEN
História

Goten nasceu algum tempo depois dos Jogos de Cell e não conheceu seu pai, tendo Gohan como uma imagem paterna. Conforme crescia, Goten desenvolveu o gosto natural dos Saiyajins por batalhas e por isso não foi obrigado a estudar como seu irmão, pelo contrário, sua mãe lhe ensinou o básico da luta. Ele também se tornou o melhor amigo de Trunks e os dois frequentemente desenvolveram seus poderes enquanto "brincavam de lutinha". Com o tempo o garoto alcançou o estágio de Super Saiyajin, apesar de que isso irritou sua mãe. Aos sete anos de idade, Goten treina com Gohan para o 25º Torneio de Artes Marciais onde conhece seu pai, que consegui a permissão para passar um dia no Mundo dos Vivos. Ele participa do Torneio Juvenil e acaba em segundo lugar, perdendo para Trunks. Os dois ainda participam do Torneio dos Adultos disfarçados de um lutador que eles nocautearam. Quando Majin Boo é libertado, Goten tenta lutar contra o demônio mas acaba sendo impedido por Vegeta. Goku ePiccolo então resolvem-lhe ensinar a técnica da Fusão através da Dança Metamoru para que ele se fundisse com Trunks. Os dois rapidamente dominam a técnica e o resultado é o poderoso Gotenks. Sem ouvir as advertências de Piccolo, Gotenks parte para a batalha e acaba sendo derrotado. Goten e Trunks passam mais três dias aperfeiçoando seus poderes e depois lutam, novamente como Gotenks, contra Super Boo na Morada do Tempo. Desta vez, Gotenks consegue levar a melhor mas a Fusão acaba se desfazendo e os dois garotos são absorvidos. Dentro do corpo de Boo, o DNA de Goten é utilizado para criar anti-corpos com todos os seus poderes. Mais tarde, Goten é libertado por Goku e Vegeta e entrega sua energia ao seu pai para que ele podesse completar a Super Genki Dama. Dez anos depois, Goten se despede de Goku quando ele parte para treinar com Oob.
Na continuação exclusiva do anime, Dragon Ball GT, outros dez anos se passaram. Goten se afasta um pouco das batalhas e namora uma garota chamada Valese. Ele, Trunks e Goku partem em busca das Esferas das Estrelas Negras mas antes que Goten podesse embarcar na nave, Pan a aciona e ele fica para trás. Quando os três retornam, trazem Baby consigo e Goten acaba sendo dominado e luta contra Gohan e Vegeta. Livre, graças a Trunks, Goten ainda enfrenta o Super 17 e Omega Shenlong e entrega sua energia mais uma vez a Goku para que ele completasse a Genki Dama Universal.

[editar]Habilidades

Goten é mais poderoso do que vários personagens já foram em diversas fazes de suas vidas, inclusive seu pai quando era criança e um jovem adulto. Assim como Gohan e Trunks, Goten é o resultado imensamente poderoso do cruzamento entre um Humano e um Saiyajin, apesar de que seu poder nunca foi totalmente liberado. O fato de ser meio Saiyajin lhe garante velocidade, força, agilidade e reflexos sobre-humanos. Ademais, ele possui a habilidade natural de aumentar seu poder ao se recuperar de uma luta. Em constante treinamento, Goten também conseguiu desenvolver a habilidade de detectar Ki e dominou facilmente o Buku-jutsu (em japonês舞空術?), técnica utilizada para voar. O personagem também têm um talento para controlar o seu Ki e consegue aprender facilmente alguns golpes como o Kamehameha (em japonêsかめはめ波? "Onda Destrutiva da Tartaruga"), uma raio de energia disparado pelas mãos. Ele também consegue elevar o ataque criando o Super Kamehameha (em japonês超かめはめ波? "Super Onda Destrutiva da Tartaruga"). Em batalha, Goten opta por metralhar o inimigo com inúmeras esferas de energia. Ele também consegue se envolver em Ki para aumentar a sua eficiência em um confronto, emaná-lo de seu corpo para atacar em um ângulo de 360º ou simplesmente moldá-lo em diferentes ataques.
Aos sete anos Goten conseguiu ativar o seu estado de Super Saiyajin mas só o usou pela primeira vez quando se enfureceu em um dia de treinamento com sua mãe. Ao entrar nesse estágio seu poder aumenta em cinquenta vezes. Sua técnica característica é a Dança Metamoru que pemite que ele se funda com Trunks para criar Gotenks. Diferentemente de ambos, Gotenks consegue atingir o Super Saiyajin 3.

[editar]Aparições em outras mídias

Goten apareceu em grande parte dos jogos da franquia Dragon Ball. Em alguns casos ele foi colocado em batalhas fictícias como em Dragon Ball: Raging Blast onde batalhou, ao lado de Gohan, contra seu avô Bardock.[5] Goten também aparecerá no MMORPG Dragon Ball Online onde será um dos fundadores da Escola de Espada Kikoukenjutsu. Ele ainda é um personagem auxiliar emJump Super Stars.[6] Ademais, Goten aparece em diversas cartas cromos de Dragon Ball Collectible Card Game[7][8] onde é, muitas vezes, marcado erroneamente como um humano. Ainda dentro da série, Goten é mostrado nos filmes Dragon Ball Z: O Retorno do Guerreiro[9]Dragon Ball Z: O Combate Final[10]Dragon Ball Z: O Renascimento da Fusão - Goku e Vegeta!Dragon Ball Z: O Golpe do Dragão e no especial de TV Dragon Ball: Yo! O Retorno de Son Goku e seus Amigos onde ele assume o lugar de Gohan na nova versão da abertura "Cha-La Head Cha-La".[11] Goten também faz breves aparições no mangá Neko Majin Z, paródia de Dragon Ball escrita por Akira Toriyama.[12] Em 2004, Goten aparece no curta-metragem Kyūtai Panic Adventure Returns! (em japonês球体パニックアドベンチャーリターンズ! Kyūtai Panikku Adobenchā Ritānzu!?, lit. O Retorno da Aventura da Orb do Pânico!). Ele é um dos sete personagens que reunem as Esferas do Dragão para reconstruir a cidade de Odaiba que foi atacada por Enel.[13]
A música "Chīsa na Senshi~Goten to Torankusu no Tēma~" cantada por Shin Oya se foca em ambos Goten e Trunks.[14]
O personagem Chungoten do mangá espanhol Dragon Fall é uma paródia de Goten.[15]

[editar]Recepção

Diversos itens de mercado como bonecos[16][17]chaveiros[18]relógios de pulso[19], entre outros foram feitos sobre Goten.
Apesar de ter feito a sua estréia no final do mangá original, Goten já foi listado como um personagem principal pela revista Mundo Estranho[20], bem como um dos sete heróis principais de Dragon Ball Z pelo site About.com.[21] Desde a sua primeira aparição, Goten tem recebido críticas favoráveis. O site Anime News Network observou que parte da comédia contida no início da Saga Boo vem de Goten e Trunks. Por outro lado, também foi comentado que os garotos eram uma das duas salvações inicias da Terra, a outra sendo Gohan.[22] Sua batalha contra Trunks no Torneio Juvenil foi comentada pelo site Mania Entertainment como uma cena marcante e muito valiosa para qualquer fã de Dragon Ball Z.[23] Fátima Noya, a dubladora brasileira de Goten, e também de Gohan quando criança, afirmou que considera Goten mais nervoso do que seu irmão.[24] Sua participação nos filmes também foi comentada. Sua luta contra Adolf Hitler é considerado um dos momentos mais engraçados do décimo segundo filme.[25][26] O site UGO.com colocou Goten e Trunks em 10º na sua lista "Dançando com as estrelas da TV: Nossos Dançarinos Fictícios Favoritos", comentando que a Dança Metamoru deve ser perfeita para ter um bom resultado.[27]
Em contradição com as outras críticas, Goten também recebeu algumas negativas. Enquanto estava revendo o filme Dragon Ball Z: O Combate Final, a Mania Entertainment revelou pensar que Goten é um dos personagens menos interessantes para ser o protagonista em um filme.[28] O website DVD Talk fez o seguinte comentário: "Goten e Trunks tiveram que se fundir a fim de ter uma chance contra Majin Boo, coisa que eles realmente nunca tiveram".[2

Nenhum comentário:

Postar um comentário